Texto: Gênesis 45
Depósito é um lugar onde guardamos coisas… Celeiros armazenam provisões, grãos, produtos de colheita.
Gênesis 45 é o ápice da vida e da pessoa em que José se transformou, através de tudo quanto lhe aconteceu. Deus transformou José de depósito para celeiro.
O Pai não desejava que ele guardasse coisas (que podem ser tanto boas quanto ruins, coisas úteis quanto inúteis) – esse é o depósito! O Pai trabalhou, e José entendeu que ele seria um celeiro – alguém que, de todas as suas situações de vida, pode, na força do Senhor e no entendimento do que Ele faz, ser aquele que carrega grãos e provisão. Ele é cura para si e se torna alimento, cura e provisão para outras pessoas, e as primeiras a experimentarem o fruto são sua própria família, ou seja, um abençoador!
Não foi somente a sabedoria como ele procedeu porque, para ter sabedoria, é preciso conhecer o que se carrega e como usar o que carrega: as sementes que Deus vai te entregando ao longo da vida!
“Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça”. (2 Coríntios 9:10)
O que você faz com as sementes que Ele te dá?
Você entende que não é só sobre ganhar, mas sim estar consciente do para quê Deus faz justiça? Justiça é uma forma de cura que responde a qualquer questionamento interior!
Essa palavra traz a consciência de que somos projetados para o propósito de sermos celeiros de Deus aqui na Terra – e, para isso, o Senhor me trouxe este entendimento:
- Observe a logística que José praticou – ESTOQUE – ABASTECIMENTO – DISTRIBUIÇÃO (José governou com logística sobre os celeiros de alimento do Egito inteiro).
E o que isso quer dizer?
1 – ESTOQUE
Não despreze a construção do Pai – ler a Palavra, ouvir, meditar, orar e se relacionar com Deus; estudo, cursos, simpósios, congressos; ter amigos que são amigos de Deus; ter conselho de quem tem fruto… Tudo que te coloque em contato com a Palavra de Deus e com o ensino dela.

Deus só entrega o governo para quem sabe o que está fazendo!
“Disse mais Faraó a José: Vês aqui que te tenho posto sobre toda a terra do Egito”. (Gênesis 41:41)
Faraó reconheceu Deus na vida de José – o sinal é que o mundo reconhece isso!
Era algo muito grandioso e fazia parte do propósito para a história de José e para a manutenção do povo hebreu – deixar legado. Um passado sofrido, um presente transformado e um futuro que alcançaria gerações! Deus não faz nada pequeno mesmo!
Aprenda a observar as sementes que o Senhor te dá e fuja dessas armadilhas:
- Falsa modéstia – quando alguém finge ser modesto, mas há uma vontade velada de valorizar suas ações ou comportamentos.
- Lisonja – reconhecimento que busca bajulação.
- Filtre os elogios.
- Soberba – pretensão de superioridade em relação a outras pessoas.
Seja simples e trate com honra o que Deus te deu. Tem pessoas que consideram como se fosse “nada” e andam como se Deus não estivesse fazendo nada – qual sua percepção?
“O fruto que daremos corresponde ao que recebemos da parte de Deus; se o fruto não tem nada a ver com o que Deus faria ou com quem Deus é, pergunte: o que gerou isso, então?”
Tenha autoridade, em Cristo, sobre esses desequilíbrios citados. E qual a CHAVE para isso? SOBRIEDADE!
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. (1 Pedro 5:8)
José chegou à maturidade espiritual aos 30 anos, não apenas pela idade, mas pelo entendimento do propósito de Deus para sua vida.
2 – ABASTECIMENTO

A maneira como você permite que toda a informação e formação de Deus seja processada dentro de você.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. (Provérbios 4:23)
José, antes de ter a sabedoria de estocar sementes nos dias de abundância para servir em tempos de fome, primeiro se tornou o celeiro de Deus. Ele armazenou em si tudo o que seria desdobrado. Como passar pelo que passou e sair ileso? A CHAVE: PERDÃO!
3 – DISTRIBUIÇÃO

Ninguém pode dar o que não tem, mas o que Deus te deu já está na hora de ser distribuído, repartido para alimentar, saciar, perdoar, abençoar, seguir e frutificar!
“Ainda há alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto. Mas, hoje em diante, abençoarei vocês”. (Ageu 2:19)
Tua fonte não é o que te aconteceu ou acontece, mas o Senhor é a fonte de todas as coisas!
CHAVE? CRISTO!

Amem!
Esse trabalho de vocês tem abençoado minha vida e meu ministério, tenho o maior orgulho em caminhar com vocês.
Parabéns a todos e que Deus os abençoe grandemente, amo vcs 🙏🏾❤️👏🏾
Que bênção! Glória a Deus!!
🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🤓🤓🤓🤓🤓🤓🤓
🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🤓🤓🤓🤓🤓🤓🤓