Texto Biblico: Gênesis 45:1-13, 16-18, 20
[1] José não conseguiu mais controlar a sua emoção diante dos seus empregados, de modo que gritou: — Saiam todos daqui! Por isso nenhum dos empregados estava ali quando José contou aos irmãos quem ele era. [2] Ele começou a chorar tão alto, que os egípcios ouviram, e a notícia chegou até o palácio do rei.
[3] José disse aos irmãos: — Eu sou José. O meu pai ainda está vivo? Quando os irmãos ouviram isso, ficaram tão assustados, que não puderam responder nada. [4] E José disse: — Cheguem mais perto de mim, por favor. Eles chegaram, e ele continuou: — Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. [5] Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês. [6] Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos em que ninguém vai preparar a terra, nem colher. [7] Deus me enviou na frente de vocês a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes. [8] Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei. Eu tomo conta do palácio dele e sou o governador de todo o Egito. [9] — Agora voltem depressa para casa e digam ao meu pai que o seu filho José manda lhe dizer o seguinte: “Deus me fez governador de todo o Egito. Venha me ver logo; não demore. [10] O senhor morará na região de Gosém e assim ficará perto de mim — o senhor, os seus filhos, os seus netos, as suas ovelhas, as suas cabras, o seu gado e tudo o que é seu. [11] A fome ainda vai durar mais cinco anos, e em Gosém eu darei mantimentos ao senhor, à sua família e aos seus animais. Assim não lhes faltará nada.” [12] José continuou: — Todos vocês e Benjamim, o meu irmão, podem ver que sou eu mesmo, José, quem está falando. [13] Contem ao meu pai como sou poderoso aqui no Egito, contem tudo o que têm visto. Vão depressa e tragam o meu pai para cá.
[16] A notícia de que os irmãos de José tinham vindo chegou até o palácio do rei do Egito, e ele e os seus servidores ficaram contentes com isso. [17] O rei disse a José: — Diga aos seus irmãos que carreguem os animais e voltem para a terra de Canaã. [18] E me tragam o pai deles e as famílias deles. Eu lhes darei as melhores terras que há no Egito, e eles comerão o que este país produz de melhor.
[20] E não se preocupem por deixarem para trás as coisas que têm, pois o melhor que há na terra do Egito será deles.
Esse é um texto longo mas ao mesmo tempo reflete o seu significado em uma única palavra – PERDÃO.
Vamos refletir um pouco sobre José 
- José era o irmão mais novo de toda uma geração.

- José não era bem visto por seus irmãos por ser o filho da velhice de Jacó.

- José tinha o carinho de filho caçula.

- José não tinha ainda toda a habilidade de seus irmãos em força de trabalho, por isso o ciúmes de seus irmãos.

- José FOI ESCOLHIDO por Deus em meio a uma geração inteira de homens valentes, guerreiros, uma verdadeira nação.

- José foi CHAMADO por Deus em sonho que mostrou a ele, mesmo sem entender, que seu futuro era de honra.

- José era menino ainda na fé e imaturo, porque relatou a revelação de Deus com uma grande alegria, mas gerou revolta em toda a sua família.

- José foi forjado a entender como FUNCIONAVA o Egito na casa de Potifar.

- José PREFERIU NÃO PECAR contra Deus e foi preso por conta disso.

- José foi forjado de novo para entender como FUNCIONAVA o julgamento do Rei, por conta de estar no meio de presos da linhagem do palácio, ali com certeza ele ficou maior de idade ao ponto de assumir NO TEMPO DE DEUS o lugar de Honra que o Senhor havia preparado.

- José foi exemplo na prisão e se tornou responsável lá dentro e era uma pessoa de CONFIANÇA.

- José interpreta 2 sonhos o do copeiro e do padeiro.

- José aprendeu a ESPERAR porque ele não estava preparado ainda em suas emoções e idade para chegar perante o rei, por isso o copeiro se esqueceu dele, e no tempo de Deus chamado.

- José é CHAMADO para o dia da virada em sua vida.

- José usado por Deus interpreta o sonho, e ciente de TUDO o que acontecia no Egito, desde a pobreza até a realeza, fala com SABEDORIA e AUTORIDADE aproveitando o momento de oportunidade, indicando com sabedoria e maestria o que o rei precisava fazer mediante o sonho interpretado por Deus a ele.










Isso o transforma em governador do Egito e Deus usa a José para SALVAR o povo Dele e a nação de Israel não acabar por causa da sua TRAJETÓRIA DE VIDA, Olha que Deus maravilhoso nós temos 



.
Mas isso só é a timeline espiritual dele, o que diferencia José é que ele usou toda a sua experiência não para maltratar o seus irmãos, mas para mostrar o domínio sobre suas emoções e o tamanho do homem que havia se tornado, ele CONTINUOU fiel a Deus mesmo no Egito, ele fez com a sabedoria de Deus que o Egito prosperasse como nunca, ele aprendeu o que era PERDÃO porque ele foi testado as últimas consequências, e por fim ele não abandonou sua família, e honrou a Deus, sua família e ao Rei.
RESUMO
- Deus nos leva até às últimas consequências para testar nossa fé e amor a Ele.
- Só o poder do PERDÃO VERDADEIRO pode transformar a vida de uma pessoa, quem perdoa vive, quem não perdoa morre espiritualmente e mata quem está aos eu redor.
- Quem perdoa vive e traz paz a quem está ao seu redor, e cumpre o seu chamado em Deus assim como José de pirralho a governador, foi instrumento de Deus para o povo de Deus ser preservado na terra do inimigo, e serem colocados em lugar de honra, preservando assim o povo de Deus.
É sobre isso, família, o perdão te coloca em lugar de governo, porque quem perdoa tem um coração com o mesmo sentimento que habita em Jesus Cristo. Perdoe a si mesmo, perdoe a quem te ofendeu e se prepare para viver um governo em honra em todas as áreas de sua vida.
Amo vocês no amor de Jesus 

