Texto Bíblico: Juízes 7:1-7; 16-22
1 Então Jerubaal (que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, no vale, perto do outeiro de Moré.
2 E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
3 Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
4 E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.
5 E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.
6 E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
7 E disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar.
16 Então dividiu os trezentos homens em três companhias; e deu-lhes a cada um, nas suas mãos, trombetas, e cântaros vazios, com tochas acesas dentro dos cântaros.
17 E disse-lhes: Olhai para mim, e fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu à extremidade do arraial, será que, como eu fizer, assim fareis vós.
18 Tocando eu a trombeta, eu e todos os que comigo estiverem, então também vós tocareis a trombeta ao redor de todo o arraial, e direis: Espada do Senhor, e de Gideão.
19 Chegou, pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia-noite, havendo sido de pouco trocadas as guardas; então tocaram as trombetas, e quebraram os cântaros, que tinham nas mãos.
20 Assim tocaram as três companhias as trombetas, e quebraram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as trombetas, para tocarem, e clamaram: Espada do Senhor, e de Gideão.
21 E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército pôs-se a correr e, gritando, fugiu.
22 Tocando, pois, os trezentos as trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, e o arraial fugiu para Zererá, até Bete-Sita, até aos limites de Abel-Meolá, acima de Tabate.
Gideão de um home medroso, tímido, fraco e sem identidade espiritual, se tornou um homem corajoso, ousado, forte e formador.
Nossas características familiares dizem muito de quem somos, temos um modelo de criação que determinada simplesmente tudo em nossas vidas, a forma de falar, pensar, enfrentar desafios, vestirmos, comermos, é uma “CULTURA FAMILIAR”.
Gideão estava acostumado com a idolatria, em fugir dos inimigos, em aceitar simplesmente o fato de que não tinha o que fazer, e era assim mesmo, você já se deparou pensando nisso? Com certeza já nos deparamos com esses pensamentos limitantes e destrutivos, que aprisionam a nossa mente por uma identidade carnal e não espiritual.

Desde o momento da visitação do Senhor a Gideão, SUA IDENTIDADE foi alterada, e a partir de então, ele se tornar um HOMEM VALENTE, porque Deus aceitou a sua oferta e seu coração.
Pense uma coisa, Deus poderia entregar os Midianitas, os Amalequitas, os Filisteus e tantos inimigos do povo de Deus a qualquer um dos grandes guerreiros e juízes que já haviam passado na história da bíblia, mas Deus quis em Gideão confundir as evidências, porque um exército de 135 mil contra 300 a proporção numérica para cada um era de 450 homens do exército inimigo contra 1 dos 300 de Gideão, que proporção é essa de Deus?
Deus revelou a Gideão como Ele o enxergava em 2 situações:
-
Sobre a sua identidade – Juízes 6:11-12. NVI
12 Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.
13 “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.
14 O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? “
15 “Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família”.
16 “Eu estarei com você”, respondeu o Senhor, “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem”.
-
Sobre sua constituição – Juízes 6:24-34. NVI
27 Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor lhe ordenara. Mas, com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia.
28 De manhã, quando os homens da cidade se levantaram, lá estava demolido o altar de Baal, com o poste sagrado ao seu lado, cortado, e com o segundo novilho sacrificado no altar recém-construído!
29 Perguntaram uns aos outros: “Quem fez isso? ” Depois de investigar, concluíram: “Foi Gideão, filho de Joás”.
30 Os homens da cidade disseram a Joás: “Traga seu filho para fora. Ele deve morrer, pois derrubou o altar de Baal e quebrou o poste sagrado que ficava ao seu lado”.
31 Joás, porém, respondeu à multidão hostil que o cercava, “Vocês vão defender a causa de Baal? Estão tentando salvá-lo? Quem lutar por ele será morto pela manhã! Se Baal fosse realmente um deus, poderia defender-se quando derrubaram o seu altar”.
32 Por isso naquele dia chamaram Gideão de “Jerubaal”, dizendo: “Que Baal dispute com ele, pois derrubou o altar de Baal”.
33 Nesse meio tempo, todos os midianitas, amalequitas e outros povos que vinham do leste uniram os seus exércitos, atravessaram o Jordão e acamparam no vale de Jezreel.
34 Então o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão, e ele, com toque de trombeta, convocou os abiezritas para segui-lo.
REVELAÇÕES ESPIRITUAIS
- Deus não compactua com covardes
- Deus não conversa com o nosso pecado, precisa entrar na presença Dele do jeito certo
- Deus não nos enxerga como nossa família enxerga
- Deus não se limita pelo tamanho do gigante ou inimigo, Ele é Deus
- Deus filtra quem vai estar em nosso lado, portanto aceite perdas que Ele proporcionou para que não te atrapalhe em suas guerras
- Deus mostrou a Gideão estrategicamente que cercando o inimigo em 3 frentes, e com cântaros nas mãos com tochas acesas dentro, daria uma impressão de muitos guerreiros a noite cercando o arraial no inimigo, porque a luminosidade se misturaria dando a impressão de milhares de pessoas quando fosse lançados ao chão gerando uma grande explosão e um barulho ensurdecedor.
- Na outra mão a TROMBETA, que significa o som que emitidos no mundo espiritual, Gideão no versículo 34 “toca a trombeta” convocando o povo, e isso quer dizer que o verdadeiro som está em nossos lábios, nós não podemos nos acovardar em usá-lo.
- Dos nossos lábios saem as profecias de direções de Deus para nosso povo
- Quando os cântaros com fogo são quebrados no chão dá a impressão de uma GRANDE EXPLOSÃO, e somado ao som das trombetas ecoou no vale onde estava o inimigo, e deve ter disso um som estrondoso o que fez com que houvesse CONFUSÃO NO ARRAIAL DO INIMIGO, e um matou ao outro, e os que fugiram foram alcançados e eliminados como um só homem conforme a palavra do Senhor no versículo 16.
O Nosso louvor gera confusão no arraial do inimigo, nossa trombeta é o nosso louvor, e o cântaro com a tocha a santidade, que são os únicos elementos que vencem no mundo espiritual, você só fala daquilo que você está cheio, as mãos de Gideão e seu exército de 300 homens estavam ocupadas com as coisas certas, não havia distração, não havia mais desculpas, não havia mais timidez, havia GOVERNO E UNÇÃO de Deus para estrategicamente vencerem essa guerra debaixo do poder de Deus.
A minha pergunta é a mesma: Quem, e que tipo de pessoa você quer levar na Guerra contra os inimigos de Deus?
Então, prepare o seu povo para a Guerra!
